Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

DEZ ANOS DA BATISTA SERTANEJA


10 anos de conquistas, colheitas e vitórias para Glória de Deus


 Toda igreja cresce e consolida-se quando tem oração intensiva e apaixonados por Jesus
A igreja teve seu início em setembro de 2008. Um novo desafio de Deus em nossas vidas, após oito ano à frente de um seminário teológico na cidade de Itaporanga –PB, éramos (eu e a minha esposa, Pra. Sueli Silva), dirigentes Seminário Sertanejo da Juvep em Itaporanga. Passamos 10 anos, antes da experiência com igreja local, treinando líderes evangélico para assumirem igrejas no sertão.
Começamos o trabalho de forma discreta, sem inauguração, sem badalação, sem “trombetas”.
Batismo  julho 2018
O nome Batista Sertaneja foi para afirmar que a igreja nasce contextualizada, da, e para a comunidade.
Tudo improvisado, não tinha púlpito, o som era doméstico e muito pequeno. Compramos 20 cadeiras de segunda mão.
No primeiro culto não apareceu ninguém. Houve um desencontro de informações e somente duas senhoras, convidadas, chegaram uma hora depois. Uma já era crente, a outra aceitou Jesus naquele dia. Belo sinal.

Muitas crianças poucos adultos, as reuniões ocorriam na casa do Pr. Sisinio Silva, que era um reforço de Deus naquele início). As vezes as pregações eram feitas em um círculo, com debates abertos, isto
Crianças do Projeto
no primeiro e segundo mês.
Oração todos os dias das cinco às seis da manhã - Cinco meses depois, fevereiro de 2009, resolvemos alugar um prédio exclusivo para a igreja, em uma área central da cidade. Chegamos neste prédio com 20 pessoas congregando na igreja, em menos de 4 meses já éramos 70 pessoas. Algo raríssimo no contexto de sertão, nas cidades com menos de 40 mil habitantes

Reforço Missionário - Um missionário peruano, músico, de nome Willy resolveu ficar conosco, neste início de trabalho. Depois de passar um ano num trabalho de evangelismo na zona rural do sertão da Paraíba, topou aceitar o nosso convite. Willy foi a nossa oração respondida para o louvor da igreja.
Oração a receita do crescimento - a oração não era mais só de manhã, tínhamos oração o dia inteiro nas terças feira, em um revezamento, com vários grupos da igreja, no final da tarde com as senhoras, nas sextas, início da noite, com os homens.

Em setembro de 2009 estávamos com 90 pessoas frequentando os cultos de domingo, na época, realizados as 17 horas, uma novidade na cidade. Já no início de 2010 éramos mais de 100 pessoas congregadas, uma igreja vibrante, várias inovações litúrgicas, cultos menos engessados, mais leves. Naturalmente haviam muitas curas físicas e na alma com libertação, sem, contudo, destacar este aspecto nas preleções, e sim evidenciando na mensagem o Evangelho que salva e leva para o céu; um Jesus próximo amável, que deu a sua vida para salvar todo aquele que nele crê.

Discípulos - Depois de 2010 a igreja deixou de ser a novidade na cidade. Sabíamos que muita gente estava conosco pela empolgação da novidade e em busca de sinais, mas não criariam raízes.
Evangelismo Zona Rural
Começou o novo estágio que seria a consolidação dos discípulos, base para um crescimento saudável, constante e estável (pelo menos era a nossa intenção). Houve uma queda na frequência, contudo em 2012 reagimos e passamos para o entorno de 200 pessoas.
Crescimento e evangelização. Com a prática de evangelização em várias frentes, os desafios surgiram. Na área de prostituição, algumas profissionais do sexo queriam sair da “vida fácil”, mas não tinham outra profissão para o sustento pessoal e dos filhos; na zona rural a pobreza nitidamente maior que na urbana. A pergunta era: Além de evangelizar o que a igreja pode fazer pelos menos favorecidos?
A obra social faz a diferença, - passamos a orar por alternativas, por caminhos, por estratégias. Como a igreja poderia contribuir coma a diminuição da pobreza? Também em 2012 iniciamos, de forma organizada e planejada um projeto social chamado Casa Dá Vida promovendo cursos profissionalizantes de curto prazo pertinentes as necessidades da cidade e região. Foram mais de mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.
No início de 2013 iniciou-se o trabalho com as crianças carentes, oriundas de lares com renda baixíssima,  desajustadas, filhos de alcoólatras, profissionais do sexo, dentre outras lamentáveis realidades. O trabalho tomou proporções. Hoje são, no entorno de 500 crianças sendo alimentadas, educadas com princípios cristãos.
A igreja tem um templo próprio com capacidade para 350 pessoas, uma congregação em um bairro periférico, trabalhos na zona rural de evangelização. Uma igreja pertinente, visível e respeitada na cidade de Itaporanga.
Apaixonados por Jesus e sua obra podem fazer a grande diferença na expansão do reino de Deus.
Pr. Pedro ‘Sertão’ Silva


Rua Felinto Evangelista Primo, 432, Centro, Itaporanga – PB
Igreja Batista I. Sertaneja
ibisertaneja@gmail.com  83-99676-4243
Facebook da Igreja: https://www.facebook.com/igrejaibis/
Facebook do Projeto Dá Vida: https://www.facebook.com/ibiscasadavida
Conta para depósitos - Banco do Brasil Agência 2176-8  Conta corrente 22725-0
Igreja Batista Independente Sertaneja.
CNPJ: 11.333.901/0001-11


Nenhum comentário:

Postar um comentário